Kare Kano (Kareshi Kanojo no Jijou) é uma série de mangá de Masami Tsuda. Foi publicado na LaLa de 1996 a 2005 e coletado em 21 volumes tankoubon pela Hakusensha.
Os capítulos dos primeiros sete volumes foram adaptados em uma série em anime de 26 episódios pela Gainax e dirigidos por Hideaki Anno (01-15) e Hiroki Sato (16-26). Os episódios foram transmitidos no Japão na TV Tokyo de Outubro de 1998 a Março de 1999.
Miyazawa Yukino é uma jovem viciada em ser o centro da atenção. Por anos fez o papel do estudante modelo: humilde, estudiosa e atlética. Embora idolatrada por muitos, não possui nenhum amigo devido ao tempo que gasta diariamente em representar seu papel. Somente sua família sabe que é uma viciada em alimentar seu ego com a adoração dos outros. E provavelmente isso iria continuar indefinidamente, se não fosse a aparição de um novo estudante chamado Arima Souichirou que demonstra ser melhor que ela na capacidade de chamar atenção sobre si. O que faz ela considera-la como um rival e esta determinada a tudo em destruí-lo e derruba-lo do pedestal que antes era ocupado por ela.
Os diálogos e os monólogos são muito bem feitos. Assim como o traço herdado do mangá de mesmo nome, que é simples contudo elegante. Além de uma trilha sonora impecável que ajuda a dar tanto um tom de seriedade quando de comicidade quando necessário na cena apresentada. E ainda devo citar a perfeição do elenco de dubladores, como Enomoto Atsuko que fez um trabalho brilhante ao atuar como Miyazawa Yukino e Shintani Mayumi (Haruko de Furi Kuri) como a adorável (e meio louca) Shibahime Tsubasa.
As vezes tanta auto-analise feita pelos personagens deixa o ambiente meio melancólico, mas servindo de bom contrapeso para tais situações, temos cenas oportunas de comédia que alegram a cena. Este é uma das qualidades de Kare Kano, que é um exercício aos extremos do humor. Mostrar personagens em SD é a palavra-chave do dia e é usado de forma generosa por toda parte para demonstrar as emoções dos personagens. |