Crying Freeman é um mangá de Kazuo Koike e Ryoichi Ikegami sobre um assassino que derrama lágrimas depois que ele mata seus alvos. Crying Freeman segue o título do assassino, um homem japonês hipnotizado e treinado pela máfia chinesa (chamado "108 Dragões") para servir como seu agente, é coberto com uma tatuagem de um vasto dragão e complexo. Um assassino silencioso, mas complicado, Freeman reflexivamente derrama lágrimas depois de matar cada um.
Destinado a um público mais adulto, por haver muitas cenas de sexo e violência. Em 1988, o mangá foi adaptado em uma série de 6 OVAs pela Toei Animation. Enquanto os projetos de caráter são fortemente baseados em obras de arte Ikegami, o anime usa versões abreviadas de histórias do mangá. Muitas das cenas mais violentas do mangá, como o estupro de Bugnug por Oshu, são severamente truncada e censurada no anime.
Como um jovem oleiro de talento, a vida de Hinomura Yo era boa... até o dia que ele testemunha um assassinato cometido pelos 108 dragões, um sindicato que consiste nos maiores assassinos do mundo. Ele é capturado e sofre de lavagem cerebral para se tornar um assassino perfeito que não poderá retornar para sua vida anterior. A única semelhança para com sua vida anterior de homem livre são as lágrimas que ele derrama toda vez que ele mata seu objetivo.
Sexo e violência. Isto é tudo que a série é; sexo sem sentido e violência gratuita. Em uma época onde os animes eram mais escassos que os dias atuais, a narrativa de crime/ação/sexo pode nos dar a sensação que há uma estória clássica espreitando, esperando a ser percebida. Bem, não que a ideia por trás deste anime seja ruim, porém só se mantêm digna no primeiro episódio. O resto da série fica atada em mostrar situações contínuas onde Crying Freeman está a assassinar pessoas, chorar pelas mesmas, e fazer sexo com suas conhecidas.
Este anime é cheio dos por quês... Por que todo mundo tem que ficar pelado antes de começar a lutar? Liberdade de movimentos? Por que todo mundo consegue ainda pronunciar um monólogo quando já estão com um pé na cova? Por que um submarino sem ser de uma nação soberana consegue trafegar pelos mares do mundo com liberdade? (aliás, durante a Guerra Fria, EUA encheram os mares ao seu redor de sonares passivos).
Em todo caso, a série foi produzida entre as décadas de 80 e 90, um período do qual os animes estavam a passar por mudanças, em conteúdo e em estilo. Infelizmente, os produtores não pareceram perceber este fato e até tentarem serem fiéis com o mangá do qual se originou, de Ikegami Ryoichi. Desnecessário dizer, mas o estilo de arte do Ikegami não se traduz bem para animação, e consequentemente temos personagens com movimentos duros, como se estivessem presos a espetos. |