Fushigi Yuugi é um mangá shoujo escrito e ilustradora pela Yuu Watase (Ayashi no Ceres / Arata Kangatari). Shogakukan publicou Fushigi Yuugi na Shoujo Comic em maio de 1992 até junho de 1996. Abrangendo 18 volumes, Fushigi Yuugi conta a história de duas meninas adolescentes, Miaka e Yui, que são puxadas para o universo dos Quatro Deuses, de um misterioso livro na Biblioteca Nacional. Ele baseia-se essencialmente em quatro criaturas mitológicas da China.
O Studio Pierrot produziu uma série em anime de 52 episódios dirigido por Hajime Kamegaki (Air Gear / B’TX Neo / Ayashi no Ceres / Shijou Saikyou no Deshi Kenichi / Lupin III vs. Detective Conan Especial e Movie / Project ARMS / Sonic X). A série foi ao ar em 06 de abril de 1995 até 28 de março de 1996 pelos canais Animax e TV Tokyo. A série em anime gerou 3 séries de OVA, o primeiro com 3 episódios, o segundo com 6, e o OVA final, Fushigi Yugi Eikoden, abrangendo 4 episódios.
Miaka, uma estudante colegial que está enfrentando exames na escola, um dia vai junto com a sua melhor amiga, Yui, para uma biblioteca, nela Miaka entra em uma sala com um aviso de “proibido a entrada”, abrindo um livro que chama a atenção de Miaka, Ela e Yui são sugadas para dentro do livro onde tudo acontece na China medieval.
Quando as duas percebem, elas são atacadas por bandidos e do nada aparece Tamahome, que salva as duas. E Miaka, sem saber, Yui misteriosamente volta para a Biblioteca e acompanha tudo que acontece com Miaka pelo livro, so que Miaka sem saber para onde foi a sua melhor amiga, acha que o Tamahome sequestrou ela e então resolve seguir.
Mais para frente, Hotohori, o rei de Suzaku descobre que ela é uma garota lendária do outro mundo que iria invocar Suzaku, que traria paz ao reino e realizaria 3 desejos, mas para isso ela precisa primeiro reunir os 7 guerreiros de Suzaku, um deles é o próprio Tamahome. |