Gulliver no Uchuu Ryokou é um longa-metragem em anime lançado no Japão em 20 de março de 1965 e nos Estados Unidos em 23 de julho 1966. Beseado na famosa obra As Viagens de Gulliver do escritor anglo-irlandês Jonathan Swift.
Este foi um dos primeiros filmes de animação da Toei partir fora da mitologia asiática, embora, como filmes de animações anteriores da Toei, que era modelado de acordo com a fórmula da Disney. Pegando elementos de Hans Christian Andersen (A Pequena Sereia / O Patinho Feio / O Soldadinho de Chumbo / A Polegarzinha / A Rainha da Neve), Jonathan Swift e da ficção científica, esperava-se que este filme fosse atrair um grande público internacional. No entanto, provou não ser mais popular do que os filmes com temas asiáticos anteriores da Toei. Após o fracasso nos EUA, esta e outras animações anterior da Toei, este foi o último filme de animação japonês a ser lançado nos Estados Unidos por mais de uma década, até Metamorphoses e The Mouse and His Child da Sanrioes, ambos liberados nos EUA em 1978.
Ainda não conhecido internacionalmente e popular, o compositor de música electrônica que mais tarde se tornaria, Isao Tomita contribuiu musicalmente nessa obra. No entanto, para a edição americana, canções foram compostas por Milton e Anne Delugg, que tinha fornecido a canção "Hooray para Santy Claus" para o filme Papai Noel Conquista os Marcianos de 1964.
Em um de seus primeiros trabalhos de animação, um jovem Hayao Miyazaki (dispensa apresentações) trabalhou neste filme como um artista intermediário. Sua contribuição para o final do filme colocou Miyazaki em evidência para a Toei.
Um menino chamado Ted encontra o já idoso professor Gulliver em uma densa e escura floresta. Acompanhados de Mack - o cachorro, General - um soldadinho de chumbo, e do Corvo, a dupla parte em uma jornada para o Planeta da Estrela Verde na espaçonave que leva o nome do criador: Gulliver. |