Monkey Typhoon é uma série de mangá escrita e ilustrada por Joji Arimori (Area no Kishi / Getbackers). Foi publicado na Weekly Shonen Magazine da Kodansha entre 2001 e 2002.
Foi posteriormente adaptado em uma série em anime com 52 episódios foi produzida pela Avex e pelo Studio Egg, que foi exibido entre 1º de outubro de 2002 e 30 de setembro de 2003, na TV Tokyo. Foi transmitido pela rede de televisão anime: Animax, através das respectivas redes worldwide em todo o mundo, incluindo a Ásia Oriental, Sudeste Asiático, Ásia do Sul, Coreia do Sul, e em outras regiões. É vagamente baseado em um mito chinês. A música de Monkey Typhoon foi conduzida por Kohei Tanaka, e produzida pela Avex e Dentsu.
No Brasil, Monkey Typhoon foi exibido pelo Cartoon Network após o Toonami, substituindo Ashita no Nadja, sendo exibido entre 4 de setembro até o dia 30 de novembro de 2006. O anime foi retransmitido pelo Cartoon Network em agosto de 2008.
Monkey Typhoon narra a história de três asobotos - uma forma de robôs cujo título geral é uma maleta das palavras associação e robô - Goku, Tongo, e Joe. Eles são assistidos em suas viagens por Sanzo, um humano, filho do criador do asobotos e Suzie, que se juntaram a eles após seu pai ser curado da Destruição vírus.Mais tarde, eles estão unidos com seus antigos inimigos Miyon e depois Shiyon. A sua missão é parar com a destruição do mundo, recolhendo as lendárias 49 chaves do apocalipse para desbloquear o portão. Ao longo do caminho, o asobotos obtém a capacidade de evoluir ainda mais.Juntos, em suas muitas viagens, eles vencem vários adversários e inimigos, como Loki, o Professor D., o Quarteto, Dobberman Rei, e muitos mais, o que faz eles ficarem mas unidos em sua amizade. |