Glass no Kantai, com o subtítulo The Legend of the Wind of the Universe, é uma série em anime co-animado pela Satelight e Gonzo e produzido pela Sony Pictures Entertainment, Asahi Broadcasting Corporation (ABC), GDH e Sotsu Agency, que foi ao ar pela primeira vez no Japão na Asahi Broadcasting Corporation a partir de 4 de abril de 2006 e 21 de setembro de 2006.
Ele durou um total de 26 episódios, com um episódio alternativo, 17 também sendo lançado. A série também foi posteriormente transmitida pela rede de televisão de anime Animax através de suas redes de língua inglesa no Sudeste Asiático e Sul da Ásia, bem como em suas outras redes em todo o mundo.
A série, dirigida por Minoru Ohara (Lupin III: Episode 0 - First Contact / Gakuen Basara: Samurai High School) e escrito por Shoji Yonemura (Berserk / Death Note / Ushio & Tora TV), apresenta desenhos de personagens originais de Okama (Himawari! / Pretty Rhythm Rainbow Live ). Os desenhos mecânicos para a série são fornecidos por Shoji Kawamori (Blue Submarine No.6 / Crusher Joe / Ghost in the Shell - Movie / Macross Plus / Macross Zero / Macross 7 / Outlaw Star / Patlabor - Movie 1-2-3) e Kazutaka Miyatake (Capitan Harlock SSX / Dirty Pair Flash / Farewell Space Battleship Yamato / Gunbuster / Submarine 707R).
Num futuro distante, as pessoas vivem em espaços urbanos localizados em espaçonaves chamadas naves territoriais. Os religiosos dizem que os planetas são lugares cheios de pecado e, fiéis às suas doutrinas, eles se opõem a pôr os pés em tais lugares. Cada nave territorial representa os domínios de um nobre e, lutando entre si, eles seguem mostrando seu poder e anexando territórios. Entretanto, um grande império liderado por Vetti Sfolza começa a invadir a galáxia com o intuito de unificar todo o universo. Para combatê-lo e acabar com esse governo tirano, Michel Volban se junta a grupo de pessoas e cria a Armada Popular. Um dia, ao ver a força de batalha de uma nave de vidro, Michel tenta convencer Creo, o capitão dessa nave, a se juntar a Armada Popular e derrubar o império de Vetti. |