O Profissional é um filme de suspense de ação francês em inglês de 1994 escrito e dirigido por Luc Besson (Nikita / O Quinto Elemento / Taxi / Joana d'Arc / Beijo do Dragão / Wasabi / Carga Explosiva / A Família / Lucy / Valerian e a Cidade dos Mil Planetas). É estrelado por Jean Reno, Gary Oldman e Natalie Portman (em sua estréia no cinema). A trama segue Léon (Reno), um assassino profissional, que relutantemente ajuda Mathilda (Portman), de 12 anos de idade, depois que sua família é assassinada pelo corrupto agente da Administração de Repressão às Drogas Norman Stansfield (Oldman). Léon e Mathilda formam um relacionamento incomum, quando ela se torna sua protegida e aprende o ofício do assassino.
A personagem Mathilda (interpretada por Natalie Portman quando esta tinha treze anos) em determinada cena representa para Léon o desempenho sedutor de Marilyn Monroe em "Happy Birthday, Mr. President". Em outra cena, removida na edição da exibição estadunidense do filme por ser muito controversa, Mathilda comunica a Léon que deseja ser desvirginada por ele, mas este não atende à garota. De acordo com o jornal The Washington Post, Besson, diretor do filme e então com 29 anos, conheceu a atriz Maïwenn quando esta tinha doze anos, a mesma idade da personagem Mathilda no filme. Eles teriam começado a se relacionar intimamente quando ela completou quinze anos. Maïwenn engravidou e deu à luz a filha do casal quando tinha dezesseis anos.
Segundo declarações de Maïwenn, o enredo criado por Besson foi baseado em seu relacionamento real, pois foi escrito ao mesmo tempo, mas a mídia não percebeu essa ligação. Durante a sequência de abertura do filme, a atriz (então com dezoito anos) aparece brevemente como uma loira sedutora, deitada nua na cama e com o corpo envolto em lençóis, após ter relação sexual com um chefe do crime de meia-idade. |