Maison Ikkoku é uma série de mangá escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi (Ranma ½ / Urusei Yatsura / Inuyasha / Fire Tripper / Laughing Target / Ningyo no Mori / Takahashi Rumiko Gekijou) e publicado no Japão na revista Big Comic Spirits entre 1980 e 1987. Trata-se de uma comédia romântica com pitadas de drama envolvendo um excêntrico e divertido grupo de pessoas que vivem numa pensão em Tóquio, nos anos 1980.
NOTA: A autora Rukiko Takahashi despertou seu interesse em mangás aos 17 anos. Ela nasceu em Niigata, Japão, em 1957. Aprovada no exame de admissão, ingressou na faculdade Nihon Joseidai (para garotas).
Ela, durante um bom período, morou em um apertado apartamento em Nakano, Tóquio. O que lhe serviu de inspiração para criação de Maison Ikkoku, após perceber que uma pensão próxima ao seu apartamento possuía inquilinos um tanto diferentes. Ela foi aluna de Kazuo Koike, autor de Lobo Solitário, e é a mais bem paga autora de mangás do japão, sendo a terceira mulher mais rica do Japão. Tanto que ela pode ser considerada a mais querida autora do Japão.
O mangá foi adaptado para a TV numa série em anime de 96 episódios que foi transmitida pela TV Fuji de 26 de março de 1986 a 2 de março de 1988. O anime incluiu alguns arcos de história não explorados no mangá, além de ter sido a única animação baseada numa obra da Rumiko Takahashi em que a conclusão da trama corresponde rigorosamente ao final do mangá. A animação foi um grande sucesso e até hoje a audiência do episódio final da série não foi batida no Japão. Na ocasião, o país simplesmente "parou". Muitas empresas liberaram seus funcionários antes do fim do expediente para que pudessem assistir o desfecho do anime. Resultado: 94% dos aparelhos de TV de todo o Japão acompanharam o último episódio da série.
O estrondoso sucesso talvez possa ser explicado pela riqueza de detalhes na construção dos personagens, cujo carisma transcende os limites da TV, dando-lhes vida a ponto de acreditarmos que não estamos acompanhando a história de seres de acetato, mas de amigos queridos – e reais – que moram na casa ao lado.
Posteriormente, foram produzidos um movie Final Chapter, três OVAs (uma história original e dois resumos) e uma música especial. Um filme live-action também foi produzido pela Toei em 1986, embora desvie-se significativamente da história do mangá e do anime. Um especial de TV (também em live action) estreou em maio de 2007 na TV Asahi, protagonizada por Misaki Ito como Kyoko e Taiki Nakabayashi como Godai. O final do especial foi ao ar em julho de 2008.
Apesar de acompanharmos a rotina de todos os moradores – cujas principais atividades resumem-se a promover festinhas intermináveis na pensão, se embebedar e rir da desgraça alheia, conhecendo aos poucos detalhes da vida de cada um deles, a história focaliza especialmente a relação entre Yusaku Godai, um pobre e azarado vestibulando que é constantemente azucrinado pelos outros moradores, e Kyoko Otonasahi, a jovem e bela viúva recém contratada como gerente da pensão.
Exausto, o gerente do Maison Ikkoku, uma típica pensão em Tóquio, decide se aposentar e convida Kyoko Otonasahi para assumir a gerência do estabelecimento. No dia da posse da gerente recém contratada, Godai, um inquilino da pensão que é constantemente infernizado pelos outros moradores, decide pela milésima vez mudar-se da pensão. Porém, ao deparar-se com a beleza da nova gerente, o jovem vestibulando desiste – mais uma vez – de abandonar o Ikkokukan. Perdidamente apaixonado, Godai decide conquistar o coração de Kyoko. Mas, além da sua natural inabilidade com as mulheres e as constantes – e sacanas – sabotagens dos inquilinos da pensão, Godai ainda enfrenta a sombra de um adversário quase imbatível: as doces e recentes memórias do falecido marido de Kyoko. Como se isso não fosse o bastante, logo entra em cena Shun Mitaka, um bonito, rico e educado instrutor de tênis disposto a tudo para conquistar o coração da bela gerente. A partir daí, surge um divertido triângulo amoroso, deixando Kyoko indecisa por um bom tempo. Gradualmente, porém, a relação entre Godai e Kyoko amadurece e se fortalece a ponto da jovem sinceramente esperar um pedido de casamento do rapaz. No entanto, toda essa trama central é sustentada por um delicioso pano de fundo, onde acompanhamos paralelamente a boêmia e divertida vida dos outros personagens da pensão e o inevitável passar dos anos. |