Krull é um filme anglo-americano de 1983 de fantasia dirigido por Peter Yates e produzido por Ron Silverman com roteiro de Stanford Sherman. O filme começou a ser desenvolvido em 1980, quando o presidente da Columbia Pictures, Frank Price, deu a Silverman a ideia de produzir um filme de fantasia e foi finalmente lançado em Julho de 1983. A direção de Yates no Krull diferia de seus filmes anteriores, que eram mais realistas; ele assumiu o "desafio" de dirigir um filme como Krull, já que ele só podia confiar em sua imaginação em vez de fazer pesquisas e roteiros que incentivavam a experimentação com efeitos especiais modernos eram raros no início dos anos 80.
O filme apresenta um elenco de Ken Marshall como o Príncipe Colwyn, Lysette Anthony como a Princesa Lyssa, Trevor Martin como a voz da Besta, Freddie Jones como Ynyr, Bernard Bresslaw como Rell o Ciclope, David Batista como Ergo, o Magnífico, Tony Church e Bernard Archard como reis e os pais de Colwyn e Lyssa, Alun Armstrong como o líder de um grupo de bandidos que incluem os primeiros papéis na tela para os atores Liam Neeson e Robbie Coltrane, John Welsh como The Emerald Seer, Graham McGrathcomo Titch e Francesca Annis como A Viúva da Web.
Krull passou por um processo de produção muito caro, duro e perigoso. O enorme orçamento do filme se expandiu principalmente devido aos designers terem que fazer inúmeras alterações nos conjuntos correspondentes ao roteiro altamente evolutivo. O filme foi rodado em vários palcos de som no Pinewood Studios, e atores como Marshall, Bresslaw e Jones realizaram acrobacias perigosas durante as filmagens. No entanto, o filme foi um fracasso comercial após o lançamento; e a opinião crítica foi mista, tanto no lançamento quanto em retrospecto. Numerosos revisores destacaram seus efeitos visuais e trilha sonora, enquanto vários críticos criticaram sua trama como sendo derivativa e sem sentido. O filme passou a alcançar o status de filme cult.
O Filme retrata a idílica aventura do jovem Colwyn para salvar sua rainha, a bela Lyssa, sequestrada e aprisionada por um repugnante e vil monstro, a Besta. A história de Krull se passa no planeta Krull (nome tema do filme), onde dois reis não muito amigos decidem unir seus dois filhos em casamento, Colwyn e Lyssa, porém, durante a cerimônia de matrimônio, o castelo em que estão é invadido pelos Assassinos (Slayers, no original), criaturas servas da Besta, que sequestram a princesa Lyssa e a levam para seu mestre, a Besta, que pretende desposá-la. Colwyn recebe a ajuda de Ynyr, um velho sábio, que o guia até a Fortaleza Negra, a morada em que foi aprisionada o princesa. Ocorre que, a Fortaleza Negra é móvel. Ao primeiro raiar do dia, ela se transporta para um local diferente, aumentando a trama do filme. Durante o percurso na missão de salvamento a princesa, vão formando um pequeno exército de figuras bem marcantes: Rell, um lendário ciclope; Ergo, o magnífico, um mágico não muito competente; um grupo de mercenários fugitivos mas muito valentes liderados por Torquil. O filme é sobre a vitória do amor, da amizade e das boas virtudes sobre os perigos do mal a que somos submetidos. |