Ginga Tetsudou no Yoru (Night on the Galactic Railroad), é uma clássica novel de fantasia japonesa de Kenji Miyazawa (Da Colina Kokuriko / Gauche the Cellist / Guskou Budori no Denki / Taneyamagahara no Yoru / Pom Poko / Spring and Chaos / The Restaurant of Many Orders) escrito por volta de 1927. O romance de nove capítulos foi postumamente publicado em 1934 como parte das Obras Completas de Kenji Miyazawa Vol. 3. Sabe-se que existem quatro versões, sendo a última a mais famosa entre os leitores japoneses. O romance foi adaptado como um filme de anime de 1985 do mesmo título, bem como vários musicais e peças de teatro.
Leiji Matsumoto inspirou-se neste romance para criar Galaxy Express 999.
Conta a aventura de Giovanni, um garoto solitário de uma pequena cidade da colina, que ao ir buscar leite para sua mãe doente no dia do Festival Das Estrelas, encontra-se atravessando a Via Láctea em um trem a vapor mais rápido do que a luz com seu único amigo, Campanella. As estações que visitam em várias constelações, como os planetas explorados por St. Exupery em o "Pequeno Príncipe", oferecem aventuras curiosas e uma variedade de "tipos" humanos.
Realidade e fantasia se chocam a bordo do trem e em suas suas viagens através dos anos-luz, por vezes, sugere a jornada pela vida. A história é contada em um ritmo lento, fazendo-o divagar em uma viagem de sonhos através do espaço e do tempo. |