Angelic Layer é uma série de mangá lançada pela Clamp (Card Captor Sakura / Chobits / CLAMP in Wonderland / CLAMP Gakuen Tanteidan / Clover/ Kobato. / Guerreiras Mágicas de Rayearth / Miyuki-chan in Wonderland / RG Veda / Tokyo Babylon / Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE / Wish / X - Movie e TV / xXxHOLiC). O mangá foi publicado no Japão pela Kadokawa Shoten e no Brasil pela Editora JBC. É o primeiro trabalho do grupo a usar um estilo de arte diferente em qualquer outra série CLAMP, que usa um estilo mais distinto. Há menos ênfase nos detalhes e mais em poses e gestos acentuados. Esse tipo de arte seria mais tarde usado em séries como Chobits and Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE.
O mangá foi adaptado em uma série em anime de 26 episódios produzida pela Bones intitulado Kidou Tenshi Angelic Layer, que foi ao ar na TV Tokyo a partir de 1º de Abril de 2001 à 23 de Setembro de 2001.
Angelic Layer acontece no mesmo universo que a obra posterior de Clamp, Chobits, que similarmente lida com a relação entre humanos, dispositivos criados por humanos, brinquedos e poder divino. Vários personagens também aparecem em Tsubasa: Reservoir Chronicle, incluindo a maioria dos personagens principais, assim como a anjo Blanche.
Mizaki, uma garota simples que sempre viveu com seus avós, vai estudar em Tokyo, onde ela descobre que a capital esta em febre por um novo "esporte", o Angelic Layer, onde bonecas controladas pela mente de pessoas lutam até provar quem é a mais forte/hábil. Mizaki fica imediatamente fascinada e deseja loucamente possuir uma Angel - e assim ela entra no mundo do "Angelic Layer".
Uma das qualidades intangíveis da série é o ritmo, do qual dificilmente fara o espectador sentir monotonia; principalmente devido a mudança constante de foco, hora focalizando as cenas de luta, e hora nos personagens carismáticos. As dubladoras Mitsuishi Kotono como Shouko e Shiratori Yuri como Hatoko trazem muita vida e emoção a seus papéis. |