Onii-sama e... é uma série em anime e mangá shoujo dramático. O mangá foi criado na primeira metade dos anos 1970 por Riyoko Ikeda (Versailles no Bara), centrando-se em uma moça de 14 anos Nanako Misoono que frequenta uma prestigiada academia e lida com a sua vida de estudante escrevendo cartas ao seu "irmão" (geralmente, irmãos neste sentido são apenas homens mais velhos que concordam em ler as cartas de outrem, uma espécie de correspondente unilateral).
A série em anime, baseada no mangá e transmitida na NHK de Julho de 1991 a Abril de 1992, tem um total de 39 episódios e termina quando Nanako tem cerca de 17 anos e meio. A temática pode às vezes ser sombria, indo desde o incesto, tentativas de suicídio, a doenças mortais.
Nanaka Misoono é uma menina de 16 anos que acabou de ser admitida no 1º ano do Ensino Médio, junto com sua amiga de infância Tomoko, em uma exclusiva escola particular, a Academia Seiran (algo como Academia da Orquídea Azul). Enquanto fazia o cursinho preparatório (algo muito comum no Japão), Nanako simpatiza muito com seu jovem professor e, vencendo a timidez, lhe pergunta se ele aceitaria ser seu irmão mais velho (onii-sama) e trocar cartas com ela, mesmo depois que o curso terminasse. O rapaz aceita um tanto constrangido, até porque ele realmente era de certa forma, como se revelaria depois, o "onii-sama" da menina. Assim, Nanako inicia um diário em forma de cartas contando seu dia-a-dia nesta nova fase de sua vida. - Onii-sama e... fala do processo de amadurecimento de uma menina e seus traumas, de transgressão, do direito de escolha, da hipocrisia presente nas relações sociais. |