Galaxy Express 999 é um mangá escrito e desenhado por Leiji Matsumoto [Yamato (Patrulha Estelar) / Captain Harlock / Queen Emeraldas / Submarine Super 99 / INTERSTELLA 5555 / The Cockpit / Cosmo Warrior Zero / Ozuma], assim como as séries, movies e especias em anime. Matsumoto se inspirou para criar Galaxy Express 999 na a ideia de um trem a vapor que atravessa as estrelas da novela Estrada de Ferro Galactic de Kenji Miyazawa.
No Movie de 1979 é uma compilação da história contada no mangá e na série de TV com algumas modificações.
Num planeta Terra futurista onde a raça humana convive lado a lado com seres cibernéticos, Tetsuro, um jovem rapaz, vê a sua mãe ser assassinada pelo sanguinário Conde Mecha, um ser humano portador de um corpo-máquina que lhe confere a imunidade às doenças e ao envelhecimento. Tetsuro torna-se um vadio das ruas de Megalopolis, mantendo acesa a esperança de, um dia, conseguir juntar dinheiro para embarcar no lendário comboio inter-espacial Galaxy Express 999 (pronuncia-se “three-nine” e não “novecentos e noventa e nove”) de modo a que consiga chegar ao planeta Andromeda, onde se distribuem gratuitamente corpos mecânicos tão poderosos como o de Conde Mecha.
Um dia, Tetsuro tenta roubar um passe para o cobiçado comboio, e é durante a sua fuga que é salvo por Maetel, uma mulher de uma serenidade e de uma beleza divinais que, porém, é estranhamente reminiscente da sua mãe. Ao tomar conhecimento da história do jovem rapaz, Maetel oferece-lhe um passe para o Galaxy Express 999, com a única condição de que ela o acompanhe como guia. Tetsuro aceita e embarca assim numa viagem que, mais do que um simples percurso pelo universo, representará o seu crescimento pessoal à medida que vai conhecendo personagens que o marcarão, situações que o colocarão à prova e a realidade por vezes amarga da vida. |