Spriggan é um manga escrito por Hiroshi Takashige e ilustrado por Ryoji Minagawa (Project ARMS).
O mangá de Spriggan acontece nos últimos anos da Guerra Fria, onde artefatos misteriosos e desconhecidos chamados Out of Place Artifact, OOPArt [OOPArt é um acrônimo em inglês para Out of Place Artifact (literalmente, artefato fora de lugar). É uma terminologia criada pelo naturalista e criptozoologo norte-americano Ivan T. Sanderson para denominar um objeto de interesse histórico, arqueológico e/ou paleontológico que se encontra em um contexto não usual e aparentemente impossível o qual tende a desafiar a cronologia da história convencional] são descobertos em várias partes do mundo, levando a uma guerra secreta entre várias forças contra a Corporação ARCAM, uma organização que colocou-se os guardiões dos OOPArt, a fim de evitar que sejam usados ??como armas.
Spriggan foi publicado na Shogakukan revistas manga semanal da Shonen Sunday e Shonen Sunday Super 1988-1996. O mangá foi adaptado em um filme de anime pelo Studio 4ºC em 1998. Um jogo para PlayStation chamado Spriggan: Lunar Verse também foi baseado no mangá com algum material criado para o jogo.
A adaptação para o cinema do mangá, usando a história Arca de Noé, foi lançado para o público japonês pelo Studio 4°C. O anime foi escrito e dirigido por Hirotsugu Kawasaki (Record of Lodoss War OVA 08 / Legend of the Millennium Dragon / Naruto the Movie: Legend of the Stone of Gelel) e supervisionado por Katsuhiro Otomo (Akira / Steamboy / Roujin Z / Neo Tokyo / Memories / Hipira-kun / Metropolis / SOS! Tokyo Metro Explorers: The Next / Robot Carnival).
Um artefato chamado Arca de Noé foi encontrado nas montanhas, esse artefato tem o poder de elevar seu portador ao status de Deus e varrer a humanidade da face da terra. Yu Ominae pode parecer um jovem normal de 16 anos, com um aspecto inocente e rosto de menino. Mas Yu esconde um passado sombrio e assustador. Esse jovem é o Spriggan número um da ARCAM (agente de elite). Movido pelo desejo, desespero, e lembranças confusas, ele é o agente dos agentes. |