Tokyo Godfathers é um anime de comédia/drama de 2003 dirigido por Satoshi Kon (Perfect Blue / Millennium Actress / Paprika / Paranoia Agent / Ani-Kuri 15) vagamente baseado em no romance de Peter B. Kyne, Three Godfathers.
Tokyo Godfathers foi o terceiro filme de animação dirigido por Kon e o segundo o qual ele escreveu e dirigiu. Keiko Nobumoto, conhecido por ser o criador da série Wolf's Rain e roteirista de Cowboy Bebop, co-escreveu o roteiro com Kon.
Tokyo Godfathers recebeu um Prêmio de Excelência em 2003 Festival Japan Media Arts. Ele também ganhou Melhor Filme de Animação no 58th Mainichi Film Awards.
A história, conforme os comentários iniciais, gira em torno da vida de três mendigos, Gin, Miyuki e Hana, os quais vivem nas ruas de Tóquio e formam um grupo inusitado. Gin é um barbudão que vive como mendigo há anos, gosta de tomar uns goles caprichados e não é muito chegado a assumir compromissos. Nervosão, Gin costuma quebrar o pau com Miyuki, uma jovem e rebelde garota que fugiu de casa. Totalmente desbocada, Miyuki não mede as palavras na hora de soltar impropérios aos companheiros de infortúnio. Finalmente, temos Hana, uma engraçadíssima ex-“drag queen” que assume o papel de verdadeira “mãezona” dos inconseqüentes Gin e Miyuki. Delicada e emotiva, Hana sonha em ter um filho mas, por motivos óbvios, não tem condições de realizar o seu desejo.
Após assistirem, na noite de Natal, a uma montagem teatral sobre o nascimento de Jesus, Gin e Hana resolvem fazer uma busca nos depósitos de lixo de Tóquio, tentando encontrar um presentinho interessante para a jovem Miyuki. No meio do bate-boca tradicional que sempre acontece entre os três, ouve-se um choro ao longe… Em meio a vários sacos de lixo, os três mendigos, horrorizados, encontram uma criança recém-nascida, aos prantos, e um bilhete: “Cuide desta criança”. Hana quer levá-la para casa e cuidar dela como se fosse sua filha, mas Gin e Miyuki conseguem convencê-la de que isto é loucura e que precisam entregar a criança à polícia. Hana aceita em termos: prefere procurar pela verdadeira mãe da criança, para saber a razão pela qual cometeu um ato tão abominável. Tendo apenas uma chave como ponto de partida, o trio de mendigos sai pelas ruas de Tóquio em busca da mãe da Kiyoko (nome que deram à criança). Neste processo, uma seqüência de eventos milagrosos e coincidências fazem com que Gin, Miyuki e Hana reflitam sobre o próprio passado e os eventos que os levaram a esta situação de mendicância e, por que não, de infelicidade. |