Oldboy é um filme de ação e neo-noir sul-coreano de 2003, co-escrito e dirigido por Park Chan-wook . É baseado nos quadrinhos japoneses de mesmo nome, escritos por Garon Tsuchiya e ilustrados por Nobuaki Minegishi. Oldboy é a segunda parte de trilogia The Vengeance, precedida por Sympathy for Mr. Vingança (2002) e seguida por Lady Vingança (2005).
O filme ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes 2004 e elogios do Presidente do Júri, diretor Quentin Tarantino. O filme foi bem recebido pelos críticos nos Estados Unidos, com o crítico de cinema Roger Ebert afirmando que Oldboy é um "filme poderoso não por causa do que descreve, mas por causa das profundezas do coração humano que despoja". Foi listado entre os melhores filmes dos anos 2000 em várias publicações.
Um remake americano com o mesmo nome, dirigido por Spike Lee, foi lançado em 2013, estrelando Josh Brolin, Elizabeth Olsen, Sharlto Copley e Samuel L. Jackson.
Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem-casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair, ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma televisão ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Pelo noticiário ele descobre ser o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa. Isso o leva a tentar o suicídio, mas fracassa, e a partir de então ele tenta se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar corpo e mente para a pena a que está injustamente condenado. |